quarta-feira, 30 de setembro de 2009
|
||
Colegas e Coleguinhas,
Faço a vocês a mais famigerada pergunta. A pergunta da qual nenhum ator sobrevive. Da qual nenhum de nós (não, a banda não...) deixa de ter sua própria teoria e, justamente por isso, acaba causando certo desconforto. Sem mais delongas:
POR QUÊ OS TEATROS ESTÃO VAZIOS?
Se você é ator, atriz, produtor ou executa alguma função qualquer no teatro brasileiro e não teve a glória (outros dirão inglória) fortuna de ter passado pela rede
Claro, se você, Antônio Fagundes (porque sempre ele né?!) está lendo meu querido bloguinho, sabe que esse é um problema que inexiste.
(falo, portanto, aos outros...)
O fato é que excluindo-se as exceções que confirmam a regra, pouquíssimas pessoas têm o hábito de freqüentar o teatro em nosso país. Normalmente as peças cheias de público estão assim ou por um famoso no elenco ou porque o público é composto basicamente de artistas (como no caso da querida praça Roosevelt em São Paulo).
As razões são as mais diversas, hoje, comentarei uma. Amanhã outra. E terminarei a semana com uma surpresinha.
Acredito numa conjuntura de fatores. Acredito, por exemplo, que o fato de não existir uma política pública priorizando a cultura
O público precisa tomar gosto pela coisa. Para isso é preciso que se incentive o teatro (não como é feito atualmente, incentivando quem faz o teatro), que se incentive o público a IR ao teatro, ver TEATRO. Porque atualmente o povo quer mesmo é ver FAMOSOS no teatro.
E isso é ainda mais grave.
em tempo: o pontapé inicial será, talvez, dado agora com o Vale Cultura....