quarta-feira, 26 de agosto de 2009
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A questão é mais ou menos simples. A maior parte das escolas funciona no sistema pagou-passou. Algumas vezes você precisa se esforçar muito para ser reprovado de semestre (a maioria é semestral).
Polvos e polvinhos,
Muita gente vem me perguntando porque essa perseguição quanto às escolas de teatro.
A questão é mais ou menos simples. A maior parte das escolas funciona no sistema pagou-passou. Algumas vezes você precisa se esforçar muito para ser reprovado de semestre (a maioria é semestral).
Se a escola aceita qualquer alma boa (de Setsuan?) e não reprova ninguém, você pode imaginar quantas almas se formam ao passarem 2, 3 anos. Todas essas almas boas saem com muita boa vontade, muita garra e pouquíssimo conhecimento, técnica e / ou habilidade.
Quando não é pior, saem sem saber o mínimo da história de sua própria profissão.
"Ah, o mercado se regula sozinho, para isso há testes."
Mentira. Simples assim. Como relatei (ou tentei pelo menos) no post "Quanto custa um ator" o que ocorre é que o mercado acaba selecionando pessoas (especialmente a televisão, cinema e a publicidade)que representem a si mesmas e não atores.
Como já disse no post supracitado isso acaba por baratear e sucatear a profissão, é só ver a quantidade de "atores" que se formam a cada ano.
Uma escola boa deve reprovar. Exigir. E o mais importante, oferecer conhecimento aos alunos. Mas normalmente a exigência é mais financeira.
O mercado não se regula sozinho. Na verdade o mercado nem existe se estamos falando de teatro. O mercado publicitário existe. O televisivo semi-existe (dois empregadores formam um mercado?). O cinematográfico existe. Mas sempre às custas de almas boas que gostem de atuar.
Não sou contra que "qualquer um" faça teatro. Sou contra um teatro que aceita qualquer um. Isso sim.
E não é o DRT que vai selecionar A ou B ou C, mas isso é tema para mais dois ou três posts...
ps: aposto que abaixo deste post vai aparecer escolas de teatro do nível que acabo de comentar, e aí vc me pergunta sobre a