domingo, 6 de setembro de 2009

Celebridades e as novas mídias

O tema está pra lá de batido, ainda assim escrevo um post a respeito. Por quê? Primeiro por estar mesmo batido, depois porque ele começa a afetar também o twitter.

Não é segredo nenhum para todos nós que o publico está mesmo preferindo ver um famoso ao invés de um bom espetáculo...



O tema está pra lá de batido, ainda assim escrevo um post a respeito. Por quê? Primeiro por estar mesmo batido, depois porque ele começa a afetar também o twitter.



Não é segredo nenhum para todos nós que o publico está mesmo preferindo ver um famoso ao invés de um bom espetáculo.



O que me parece novo é a insana procura por ídolos (não, não me refiro ao programa de tv) até mesmo onde eles não existem.



No twitter, nos blogs e pela internet afora o que tem ocorrido é uma continuação da televisão, e como se isso não fosse limitador suficiente, ainda buscam a pior parte dela.



O @cardoso em um de seus blogs escreveu sobre a possibilidade do final (ainda que simbólico) dos assessores de imprensa e como as novas midias aproximam as celebridades (ele usa outro termo) dos seus fãs; no entanto se ausenta de comentar a respeito do culto e formação de novas celebridades "twitteiras" e de como uma mídia inteiramente nova (e com tudo para tornar-se subversiva) acaba se revelando apenas um aparato continuista deste modelo Acultural.



Não que o twitter tenha a necessidade de ser um aparato cultural. Nem eu sonharia com isso. Mas poderia ser apenas mais um meio de comunicação...



O próprio @cardoso é uma destas celebridades. E não há nada de errado com ele. Ele não buscou isso, embora em minha opinião até goste do fato, as pessoas é que acabam elegendo-o a este posto.



Em suma, acho preocupante que o Twitter transforme alguém em celebridade e não transforme celebridade em alguém. Mas isso deve ser inveja minha, por não ser celebre.

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