quarta-feira, 7 de outubro de 2009
|
||
|
É isso aí meu Polvinho,
Indas e vindas depois, cá estamos nós traveiz. Espero que os posts tenham ajudado alguns de vocês a divulgar sua peça, hoje umas dicas mais gerais, mas do mundo "não-virtual".
Vamos a elas...
Se puder contrate um assessor de imprensa. (Faça uma força, valerá a pena, já que o resultado você verá na sua platéia).
Mas você não pode? Ok, nem tudo está perdido.
1. Busque jornais gratuitos e veja como divulgar sua peça por lá. Existem muitos jornais que aceitam a divulgação da peça e alguns até pedem por isso, já que faltam pautas!
2. Procure por folhetos informativos gratuitos, desses que recebemos quando vamos ao teatro (aqui em São Paulo são, principalmente dois: "Boca-a-Boca" e "Guia Off" ), normalmente eles fazem divulgação gratuita também, muito embora você tenha que pedir com antecedência.
3.Procure por jornais de bairro (preferencialmente próximos ao espetáculo) eles normalmente divulgam gratuitamente.
4.Espalhe cartazes pela cidade. Onde? Depende do público alvo, mas pense nele seriamente.
5. Ponha um aviso nas escolas de teatro de sua cidade, atores gostam de ver outros atores atuando e normalmente são excelentes divulgadores do boca-a-boca.
6. Procure encontrar o contato de alguns jornalistas (ok, a chance é mínima, mas se conseguir bingo!) através dos sites dos jornais ou mesmo na coluna onde escrevem, e mande um release. (NÃO FAÇA SPAM, jornalista é um bicho chato, mande e-mails individuais ou esqueça)
7. Panfletos são baratos, utilize-os (lembre-se do público-alvo).
8. Faça parcerias com outras peças (não importa se do mesmo teatro ou não, basta que o público tenha a mesma faixa etária). Divulgue a peça de outra pessoa no seu espetáculo e peça que façam o mesmo, você pode até bolar uma promoção!
9. Faça promoção do tipo, seu amigo ganha desconto de X% na apresentação do seu ingresso.
10. Faça estardalhaço na rua do espetáculo, coloque atores para fazer esquetes, distribuir panfletos e afins.
Espero ter ajudado! :)