sábado, 3 de outubro de 2009

Quem (e o quê) lê no Brasil?

Estava eu em meu lugar, veio o Hordones a me chatear... Brincadeiras à parte o blog do sujeito aí é muito batuta, tem indicações legais sobre como incrementar seu blog... Mas escreveu um post a respeito da leitura no Brasil, com a reclamação, comum, de que aqui em se plantando tudo dá, menos leitores...



Pode até ser que seja isso mesmo, muito embora alguns dados (inclusive já citados por mim aqui ) mostrem que o número de leitores no Brasil tem (assim sem acento hoje, já que até 2012 é opcional) crescido de forma constante...



O número de cópias vendidas daquela saga (que eu achei um porrezinho) Crepúsculo e etc. comprovam também, e me levam ao cerne da 'questã'.



Mais do que não ler o povo brasileiro não sabe O QUE LER. Sim, é isso mesmo. Porque não é a toa que os livros de auto-ajuda crescem em vendas, máquinas de se vender livros nos metrôs paulistanos também mostram que leitores há!



Acho um erro, meu caríssimo leitor e leitora, dizer que no Brasil não se lê. E vocês podem até achincalhar meu argumento mas...



Peguemos o número de novos cristãos (falo dos 'evangélicos'). Enorme, concordam? Basta dizer que esta religião, se é ou não séria deixo a cargo das senhoras e dos senhores, comprou todos, eu disse TODOS os cinemas 'de rua' de Buenos Aires; isso quer dizer que não há cinemas em Buenos Aires? Não. Quer dizer que não há cinemas que não sejam de grandes marcas como as que você certamente conhece.



E o kiko? Dirá o leitor mais aflito. O kiko, caro leitor, está que estes seres humanos lêem (aqui com acento para dar uma variadinha) a Bíblia. Não apenas a lêem como tomam aulas sobre a Bíblia. Ok, você dirá não é exatamente literatura... mas aí eu respondo com o já famigerado (por mim ao menos) artigo sobre Macabeus, Macabéia e Macbeth .



Sim, meu polvinho. Pegue o amigo do Raul, o livro 'O Segredo' entre tantos outros exemplos e me digam que não conhece uma alma que a tenha lido?



É. Pois é. É o que eu sempre digo. Não adianta reclamar que as pessoas não lêem se não dermos base para que elas leiam... E isso não vem com Machado de Assis só na época do vestibular, vem com a formação de bons professores em faculdades melhores que Unip (que, tadinha, sempre vira exemplo de tudo...).



Mas esta também já outra turrada, que fica para outro dia...



Abrejos

Artigos Relacionados