sexta-feira, 6 de novembro de 2009
|
||
|
That's it my litlle male and female octupus!
Como têm passado? (não diga! Não diga! humpf droga vou dizer... COM O FERRO!).
Nessas idas e vindas e vindas e idas noite adentro (sem duplo sentido ein pessoal) acabei por ouvir de um ser a questão que se coloca:
Para que raios serve um diretor?
É preciso se conter, você que é atriz ou ator, para não dizer 'para encher a paciência'. Mais que isso o diretor serve para conter o ego desses malucos abobados que se chamam atores.
O diretor serve para dar uma olhada geral, como um transeunte que nada tem com o espaço e por isso mesmo é mais capaz de dizer o que está errado e precisa ser corrigido.
Acontece que o diretor tem muito com o espaço do teatro, dirá o sábio leitor e a viva leitora. E por esta razão acaba por se envolver.
Ok, é fato. Mas é fato também que se tem alguém com uma visão do geral, do todo, que nós atores, geralmente não conseguimos este alguém é o diretor. Ou deveria ser.
E para que serve ele afinal?? Oras bolas e carambolinhas, para organizar a bagunça. Já diria minha vó 'por ordem no puteiro' (ok, ela não diria isso mas vocês entenderam...).
E um bom diretor é capaz disso. De colocar os atores na mesma sintonia (estética, de ritmo etc.).
Portanto não vejo diferença no papel do diretor num processo colaborativo ou no velho e bom (sinto-me facista com essa frase) SISTEMA TRADICIONAL.
That's it! E tenho dito!